Pesquisar este blog

25 de jan. de 2011

"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum."

"Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum."

Gostei dessa frase, pois ela nos lembra mais uma vez de que as coisas não vêm fácilmente na nossa vida.
E são os obstáculos que nos ajudam a seguir em frente. Quando o caminho é muito fácil, desconfie.

No caso do aprendizado de inglês , superar os obstáculos faz parte do processo. Você estuda um determinado ponto gramatical, não entende, estuda mais um pouco, pergunta, faz exercícios até o momento em que vai entendê-lo e saber usá-lo. E se você não passar por todas essas etapas, não vai aprender tão bem.
Para aprender a falar corretamente você tenta, erra, se atrapalha, se corrige, repete, até o momento em que você vai falar bem. E essa tentativa é importante. Ela vai fortalecer você e o seu inglês.

Um aluno meu saiu da minha eescola , e foi se matricular numa outra onde não havia lição de casa. Disse que era muito mais fácil, pois ele não ia ter trabalho para aprender - ele não gostava de fazer lição de casa. Dois anos depois, ele voltou para a nossa escola, pois havia terminado a outra e ainda não sabia falar inglês. Fez o teste de classificação e foi classificado no mesmo nível em que ele estava quando saiu. Ou seja, nesses dois anos, ele não progrediu no seu inglês. Por que será? O caminho mais fácil não é o melhor.
Muita gente se engana com essas escolas que oferecem opções fáceis como fique fluente em um mês, aprenda inglês sem estudar, e tantos "milagres" que aparecem no mercado.  Mas no final das contas, acabam percebendo que não era bem assim.

 Para aprender, você precisa ter dificuldades e superá-las. As dificuldades estão para para ajudá-lo a chegar ao sucesso.

Nenhum comentário: