Talvez muitos de vocês não saibam, mas os certificados emitidos pelos cursos de idiomas no Brasil não são reconhecidos ou mesmo validados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Ou seja, os certificados que você recebe ao terminar um curso de inglês em qualquer escola de idiomas no Brasil não tem valor algum diante de empresas e universidades. Por conta disso, é altamente recomendável que você tenha uma certificação internacional que seja reconhecida no mundo todo.

Entre os principais e mais aceitos exames internacionais estão: TOEFL e TOEIC, ambos administrados pela ETS; FCE, CAE e CPE, administrados pela University of Cambridge; e o IELTS administrado por British Council, IDP e University of Cambridge. Cada um desses exames possui uma característica e público específico. Por exemplo, o TOEFL é exigido no mundo acadêmico; portanto, caso você queira fazer uma pós-graduação em uma universidade nos Estados Unidos é bem provável que solicitem sua nota nesse exame. Já o TOEIC é mais solicitado em empresas, órgãos governamentais, cursos de graduação em alguma universidade, etc.
Diante da seriedade desses exames, muitas escolas de idiomas no Brasil procuram oferecer aos alunos que terminam o curso de inglês a oportunidade de fazer um exame internacional. Essa atitude ajuda tanto os alunos quanto a própria escola. O aluno tem a chance de colocar seus conhecimentos à prova. Já a escola prova a todos que o seu sistema de ensino é sério e tem isso comprovado pelo número de aprovados nesses exames.
Fica aqui uma dica: antes de fechar a matrícula em uma escola de inglês, procure saber ela prepara os alunos para a obtenção de um certificado internacional. Além disso, procure saber qual certificado é oferecido e a média de aprovação dos alunos. Outra coisa a ser observada: algumas grandes redes de ensino de idiomas divulgam que oferecem, ao término do curso, uma certificação internacional; no entanto, as atendentes e mesmo professores não fazem a menor ideia do que seja isso.
Por exemplo, recentemente liguei a uma escola de idiomas e pedi informações sobre o TOEFL, exame divulgado no comercial da escola. A pessoa que me atendeu disse sem titubear, "isso está sim na propaganda da rede, mas nossa escola não oferece isso não; na verdade a gente aqui nem sabe o que é isso direito, só nos falaram por alto."
Lembre-se de que não adianta ter o certificado de conclusão no nível ultra-mega-power advanced da escola XYZ Idiomas Corporation. O que importa mesmo é ter uma certificação internacional; pois, na hora da verdade, são essas as certificações exigidas e reconhecidas pelo mundo acadêmico e corporativo. As perguntas agora são: a escola na qual você estuda ou pretende estudar, oferece ao término do curso a oportunidade de fazer um exame para obtenção de uma certificação internacional? Que exame é oferecido por sua escola? Será que é um dos mais reconhecidos do mundo ou apenas um tapa-buracos? Fique de olho e faça valer o seu investimento no curso.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário