Pesquisar este blog

14 de set. de 2010

Como aprender inglês ouvindo


Como aprender inglês ouvindo
Posted by Mônica Bicalho

O aprendizado de uma língua depende muito de ouvir. Se observamos a evolução do aprendizado de uma criança na fala vemos que nos primeiros anos de vida ela já pode entender bem mais do que é capaz de produzir e esse momento de relativo "silêncio" é fundamental para o seu futuro desempenho na língua materna. Ela vai repetir o que ouve, essa é a regra. O mesmo se aplica àqueles que estão aprendendo uma segunda língua. Inicialmente podemos entender bem mais do que falamos, mas estarmos expostos à língua que estamos aprendendo é essencial, é aí onde todo o aprendizado se inicia.
A escuta natural a uma segunda língua já é um ganho enorme, mas existem técnicas que podem intensificar ainda mais o seu aprendizado, então, aqui estão algumas dicas:
USE APOIO VISUAL
A primeira vez que se deparar com algum tipo de texto para ser ouvido busque sempre suporte visual. Se for num filme coloque o subtítulo, se for num podcast ou áudio de uma aula procure saber se ele tem o texto correspondente e ouça a primeira vez com esse suporte visual.
USE E ABUSE DA REPETIÇÃO
A repetição é natural e deve ser usada. Na vida real se não entendemos algo pedimos que as pessoas repitam, portanto use e abuse da repetição, você sempre vai entender um pouco mais da segunda ou terceira vez que ouvir algo mesmo que ainda não entenda tudo.
PRESTE ATENÇÃO
Essa pode parecer uma dica óbvia mas é muito comum nos distrairmos quando estamos ouvindo algo, uma técnica pra evitar isso é repetir mentalmente aquilo que está ouvindo.
Então, mãos à obra, ou melhor, "ouvidos à obra", escute, escute e escute. É assim que todos começamos a falar.

Nenhum comentário: